Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Personagens relevantes


Luta de Johnson contra Jeffries, 1910.


   Arthur John Johnson Johnson nasceu em 31 de março, 1878 Galveston, Texas , Jack Johnson o primeiro filho de Henry e Tina "Tiny" Johnson, escravos de agricultores, ambos trabalharam em empregos de colarinho-azul para ganhar o suficiente para criar seis crianças e ensina-los a ler e escrever. Jack Johnson teve cinco anos de educação formal.
   O estilo de Johnson era muito distinto. Ele desenvolveu uma aproximação mais paciente do que o normal daquele tempo: lutando defensivamente, esperando por um erro, e então capitalizando sobre isso. Johnson sempre começava um ataque cautelosamente, lentamente se tornando após cada round um lutador mais agressivo.

                A "Luta do século"

   Em 1910, o campeão precedente da liga de Peso-Pesado, James J. Jeffries, invícto, saiu de sua aposentadoria e disse "Eu vou entrar nessa luta apenas pelo simples propósito de provar que um homem branco é melhor do que um negro". Jeffries não lutava a seis anos e teve que perder ao redor de 45 kg para tentar retornar ao seu peso ideal para competir.
   O mundo mal acaba de sossegar da agitação nervosa em que se encontrava, um combate épico de dois lutadores de boxe de diferente raças, Johnson o negro e Jeffries o branco.
   Afetando duas nações Americanos e ingleses, em primeiro os Americanos, nos EUA tomou proporções de um acontecimentos nacional, PORQUÊ? Pois na época ainda havia o cheiro presente da preconceito racial, alias muito mais ainda.
 Muito mais que um espetaculo de socos o combate valia toda diferença para um povo oprimido e um povo que queria provar sua superioridade. Muito mais do que apenas socos o boxe expressa a superiodade no culto a força física.
  Depois de relatar o ambiente do acontecimento que á luta de boxe foi realizada naquela data, a luta entre estes dois campeões de vasto renome na mundo do boxe, ambos o lutador branco e o lutador negro, grandes lutadores por sinal, com varias series de vitorias incoparaveis.
   Cada um deles se julgava melhor, e a nação Americana estava de olhos neles e a luta tomou ares de "espetaculo". A luta se realizou na cidade de Reno, Nevada no dia 4 de Julho. A cidade lotou, hotéis, pensões e casas ficaram repletas.
   Da própria arena partia os fios de telegrafo destinados levar a informação a diversos jornais do país. As 11 horas da manhã começou a encher cerca de vinte e dois mil espectadores, em um ring construído apenas para a ocasião.
   As arquibancadas chegaram ficar "tortas" pois tamanho era o peso dos espectadores da luta. Uma hora antes da luta entrou o governador de Nevada. A luta começou as 02:47 minutos daquela tarde. levou 15 assaltos.

Quinze assaltos

   Depois de quatorze assaltos bem disputados, no XV Johnson esquiva-se de um corpo a corpo e desfere dois socos no queixo de Jeffries e este cai, ergue-se antes dos 10 secundos, e torna a cair, e em vão, se debate no solo. Gritos em todos os cantos do ring. O arbitro declara Knock-out. A multidão fica inquieta gritos amargos contra Jeffries "vergonha da nação branca". Johnson sai em uma atmosfera de hostilidades, mesmo assim ainda diz " estou pronto para outra", se quiserem, Disse ainda sobre seu adversário que: "è um adversário temível, mas eu sou invencível".
Jeffries abatido fisicamente e moralmente diz "Fiz asneira, já não possuo a destreza dos meus tempos de rapaz, e daí minha derrota. Fiz mal aceitar a luta. A culpa desta vergonha é somente minha".

Pancadaria e mortes

   A noticia repercutiu em todo o país, o resultado da luta desencadeou uma onda de violência racial nos Estados Unidos naquela tarde em todo o Estados Unidos, desde Texas e Colorado a Nova York e Washington, D.C., a vitória de Johnson sobre Jeffries acabou com os sonhos brancos de encontrar uma "grande esperança branca" que o derrotasse. Muitos brancos se sentiram humilhados pela derrota de Jeffries e ficaram chocados com os atos de Johnson.
   Por outro lado, os negros estavam muito alegres e celebravam a recém vitória de Johnson como uma vitória da raça inteira.
   Em todo o país, os negros iniciaram desfiles em comemoração, se reuniram para orações e receberam bens por apostas feitas na vitória de Johnson. Essas celebrações normalmente resultavam em respostas violentas dos homens brancos.
   Em Nova York, um negro foi linchado, em Nova Orleans dois também, desordem na Philadelphia, Kansas, ao total 19 negros e 2 brancos morreram e 5 mil foram presas.

Final da vida
Em 10 de junho de 1946, Johnson morreu devido a um acidente de carro,perto Franklinton, Carolina norte, uma pequena cidade perto de Raleigh, depois de discutir com raiva em um jantar que se recusaram a servi-lo. Ele foi levado para o hospital mais próximo preto, Hospital Santa Inês em Raleigh. Ele tinha 68 anos de idade no momento da sua morte. Ele foi enterrado ao lado de Etta Duryea Johnson em Graceland Cemetery , em Chicago. Seu túmulo foi inicialmente marcados, mas uma pedra que leva apenas o nome "Johnson".

Nenhum comentário:

Postar um comentário