Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Falar sem pensar


   Os anos 90 foram incríveis musicalmente, reestabeleceram o censo critico nas letras dos compositores. Claro que lembrando das bandas que tinham um grande censo de Humor ex: Red hot chili peppers, Raimundos etc...
   Com movimentos em todo mundo, vários artistas dos anos 80, não poderiam continuar fazendo mesmo sucesso. Pois as bandas surgidas nos EUA pegaram duas levadas das décadas anteriores.
   O metal e Hard Rock do final dos anos 70 de bandas como: Black sabbath, Deep purple e etc, com seus Rifes de guitarra distorcida e crua e fundiram com o Punk Rock do final dos anos 70 de bandas como Sex pistls, The Clash, Ramones e etc, musicas de apenas três acordes, rápidas mas com grande "atitude", e assim era formado o tal movimento Grunge que dizem sair de Seattle, mas tudo era propenso e cheirava a isso na época.
   Podemos dizer que o Rock dos anos 90 mostrado através do grunge, fez um agitado cénario no inicio dos anos 90. levando ao surgimento de centenas de bandas, milhares de fãs e milhões de discos vendidos no mundo.
   Bandas expoentes deste género do Rock continham mesclando estás duas levadas musicais e uma caracteristica também somada destas duas levadas o censo critico e lado obscuro. Pois sua letras continham toda incoformidade e questionamento da sociedade.
   Um grande perca fez com que havesse uma mudança no avanço do grunge, a morte de Kurt Cobain trouxe muito mais do que perca para a banda, sua morte deu outra visão e perpectativa aos jovens dos anos 90. A juventude parece que não teve mais o censo critico e a rebeldia, que faz parte da adolescencia em uma faze conturbada. Depressão e conflitos existências parecem que foram riscados dos manuais dos jovens, a transgreção suicidou-se com Kurt não mais os jovens queriam ser rebeldes mas sim "legais".
  Mas depois da era Grunge, diversas bandas surgiram com rumos diferentes, bandas como Linking parK, Marilyn Manson entre outras com sonoridades parecidas mas com peculiaridades distintas.


  Esta bandas carregaram suas cargas para bandas do inicio desta década, e essas bandas começaram a pegar estas influencias dos anos 90 e logo deram a cara que seguiria nesta década. Quando se dizia que o Rock iria morrer bandas como The strokes, The Hives, The Vines, The white stripe entre outras surgiram, não deixando a peteca cair ao contrario de vários críticos que não gostaram desta safra de bandas, mas é sempre assim depois que bandas acabam eles reconhecem seu trabalho.
   Estas bandas criaram uma cena interessante, uma New Wave, Indie Rock que agora eu me atrevo a dizer que é uma espécie de " Post Grunge" O que?. Sim estas bandas têm influencia direta do grunge com o lado sombrio á amostra deixando claro que estas bandas beberam nesta fonte, a fonte dos anos 90, muitas delas dizem suas influencias ligadas aos anos 80, vejo diferente, o mascaramento do Grunge fica evidente em algumas bandas que misturam o "heavy" e o "Punk" fazendo uma mistura fundida no Rock atual.
   Pergunto? _O que o Nirvana estaria tocando se tivesse em atividade hoje em dia?, acho que seria muito parecido com as bandas atuais, esta evolução do Grunge se deu com diversas bandas que continuaram a existir durante a década de 90 inicio da década de 00.
   Acho que devemos observar que a cada cerca de 20 anos as pessoas olham para o passado e aí enxergam o lado bom e acontece uma "Revival" do passado trazendo toda tendência para a década até que aparece uma nova tendência criada partir de outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário