Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Homens vestidos de vermelho são mais atraentes, diz pesquisa


   Uma pesquisa recente publicada no Journal of Experimental Psychology mostrou que tons avermelhados fazem com que os homens passem a impressão de que são mais poderosos e, consequentemente, mais atraentes. Segundo o estudo, as mulheres não se dão conta desse efeito da cor sobre a atratividade masculina.
   A cor é associada pelas mulheres a um status melhor, riqueza e ascensão social.
   Segundo o organizador da pesquisa, Andrew Elliot, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, os benefícios não ficam restritos ao vermelho, e sim ás tonalidades vizinhas, como cereja.
   O vermelho funcionaria de maneira semelhante em todos as culturas. Segundo este e outros estudos, no Japão, na África e na China a cor também é ligada ao status social. Na Roma Antiga, os homens importantes era conhecidos por usarem vermelho e os tapetes usados em cerimônias formais para receber pessoas importantes também são do mesmo tom.
   Não só na cultura, mas também na biologia, o vermelho representa maior poder. Em primatas como certos tipos de babuínos, a cor é um indicador de dominância: os machos alfa expressam o vermelho de forma mais intensa, atraindo mais fêmeas para acasalamento.
   O efeito do vermelho foi quantificado por meio de respostas de 288 mulheres a fotografias de homens em sete experimentos diferentes. Os participantes eram identificados como heterossexuais ou bissexuais e tinham que responder quais queriam namorar, beijar ou transar, por exemplo.
   Diferentes cores foram contrastadas (cinza, verde, azul, vermelho), brilho e intensidade das cores foram equacionados para deixar todas as peças no mesmo patamar de qualidade.
   Entre os resultados divulgados, está o seguinte: a cor vermelha não fez os homens nas fotos parecerem mais queridos ou legais, somente mais atraentes e/ou poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário