Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dificuldades e cansaço fazem Nasa programar 4º passeio espacial


Video da manutenção do equipamento

   Os astronautas da tripulação 24 completaram nesta quarta-feira dia 11/08/2010 a segunda etapa de reparos no sistema de resfriamento da Estação Espacial Internacional, ISS, mas apesar de tudo ter corrido como o planejado, a agência espacial americana informou que serão necessários mais dois passeios espaciais para completar a missão.
   O anúncio da necessidade da quarta EVA (atividade extraveicular) ocorreu algumas horas após os astronautas Douglas Wheelock e Tracy Caldwell Dyson removerem uma das bombas de amônia danificada no último dia 31 de agosto. Com o anúncio, a campanha de consertos do equipamento passou para quatro EVAs, ao invés de 2 EVAs inicialmente previstas.
   Wheelock e Caldwell Dyson levaram 7 horas e meia para remover a bomba de pressurização localizada na treliça S1, do lado direito da nave. A terceira EVA prevista para o próximo domingo, 15 de agosto, foi adiada por um dia e durante esse intervalo de tempo os controladores e a dupla de astronautas deverão descansar.
   Os diretores da missão tinham esperanças de completar todos os reparos em apenas duas saídas, mas precisaram adicionar um passeio extra devido aos contratempos que ocorreram durante a primeira etapa de consertos, iniciada no sábado.


   De acordo com Mike Suffredini, diretor da Nasa para os programas da Estação Espacial, desde que ocorreu a pane todos os controladores estão totalmente voltados para o conserto da ISS. "A equipe está bem, mas todos trabalharam muitas horas seguidas, tanto no espaço como em terra e mesmo assim diversas atividades ainda nem foram iniciadas. Todos precisam descansar e retornar ao trabalho em ótimas condições", disse Suffredini. De acordo com o diretor, ainda não existe data marcada para a quarta EVA, deve ocorrer na próxima semana se os astronautas não conseguirem instalar a nova bomba na segunda-feira.
   Mesmo se a nova bomba for instalada na segunda-feira, a quarta saída deverá ser dedicada ao remanejamento da bomba defeituosa para sua posição final de armazenamento, já que o equipamento está provisoriamente guardado em um local temporário.
   A falha na bomba de amônia é um dos maiores desafios enfrentados pelos responsáveis pela Estação Espacial. Sua necessidade de funcionamento é tão crítica que está entre as 14 maiores prioridades para as quais os engenheiros precisam estar preparados em caso de falhas.

Sistemas de Refrigeração
 
   A Estação Espacial Internacional usa a amônia líquida para resfriar os sistemas de bordo, transportando o calor gerado pelas pessoas e equipamentos até uma rede de dissipadores montados do lado externo do complexo.
   Existem dois circuitos de resfriamentos, o Loop A e Loop B. A bomba defeituosa é aquela do Loop A.
Apesar do Loop B estar funcionando adequadamente, a quantidade de amônia a bordo da ISS é finita e a continuação do vazamento pode representar sérios problemas no sistema de estabilização de temperatura. Além disso, a amônia é bastante tóxica. Caso os astronautas encontrem flocos da substância durante os passeios externos, deverão passar por um longo processo de descontaminação antes de poderem retornar para o interior da ISS.
   Em comunicado divulgado pela Nasa, todas as condições térmicas estão dentro dos parâmetros e a tripulação não corre risco, mas salientou que muitos equipamentos foram desligados ou estão operando sem módulos de backup para evitar o sobreaquecimento, por isso o reparo precisa ser feito com urgência."Em termos de redundância as condições não são boas", disse a diretora de voo Courtenay McMillan. "Precisamos urgentemente repor as condições corretas o mais rápido possível".

Falha da bomba de amônia

   A bomba de pressurização parou de funcionar no dia 31 de julho, desabilitando metade do sistema de refrigeração da Estação Espacial. A falha obrigou o desligamento de diversos sistemas eletrônicos e também a paralisação de alguns experimentos que estavam sendo realizados, além da interrupção de inúmeros módulos de backup para evitar o sobreaquecimento.
   As primeiras análises mostraram que um pico de energia danificou um dos microcontroladores que comandam a bomba do Loop A, provocando inclusive a queda de um dos disjuntores de proteção. Os engenheiros estão estudando os dados de telemetria enviados momentos antes da falha, mas ainda não se sabe o que pode ter provocado o pico de tensão.
   O mal funcionamento da bomba de refrigeração é a falha mais grave ocorrida na Estação Espacial. Instalada na treliça externa direita da Estação, cada peça tem 353 quilos de peso e mede 5.5 metros de altura por 1.2 metros de diâmetro.

Transmissão ao Vivo

   Todas as etapas são transmitidas ao vivo pela Nasa e você pode acompanhar cada detalhe aqui mesmo. O Apolochannel retransmite a Nasa-Tv e durante a missão é disponibilizado um Chat onde você pode conversar com outros interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário