Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Capacete que resfria o cérebro em acidente aumenta chance de sobrevivência

   A morte de um grande número de motociclistas no trânsito é um dos problemas presentes em todas as grandes cidades. Agora, uma invenção desenvolvida na Universidade de Sussex, na Inglaterra, pretende ajudar a salvar milhares de vida.
   Um capacete que resfria o cérebro em caso de acidentes, evitando seu inchaço e aumentando as chances de sobrevivência das vítimas. Batizado de ThermaHelm, o produto vem com um dispositivo que atua como um saco de gelo, após um forte impacto.


Capacete normal x ThermaHelm em caso de um acidente

   Ao resfriar o cérebro, o capacete pode reduzir o risco de danos cerebrais permanentes e salvar as vidas dos motociclistas. Por cerca de R$ 860 (299 libras), uma empresa britânica lançará o produto em maio deste ano.


   O inventor do capacete, Jullian Preston-Powers, diz estar tendo um retorno incrível quanto à sua invenção. “Tivemos uma reação muito boa. As pessoas acharam uma ótima ideia e não creio que ninguém tenha pensado nisso antes. Empresas do mundo inteiro estão batendo em nossa porta para saber quando faremos o lançamento”, disse Powers ao jornal britânico "Daily Mail".
   O capacete, que levou dois anos para ser desenvolvido no Centro de Inovação de Sussex, contém dois pacotinhos acoplados dentro do capacete. Um deles possui água e o outro nitrato de amônia. Um impacto repentino faz com os dois se misturem e desencadeia uma reação de resfriamento.
   A ação dura 45 minutos, estabilizando o temperatura do cérebro e ampliando as chances de sobrevivência da vítima.
   Uma versão um pouco mais cara do ThermaHelm, de cerca de R$ 1.440 (499 libras), com GPS, bluetooth e câmera, está sendo desenvolvida para chegar ao mercado em julho deste ano.

Um comentário: