Publicação da Behavioural Ecology and Sociobiology (Ecologia e Sociobiologia Comportamental), que as baratas trocam informações sobre a comida.
Dr. Mathieu Lihoreau, disse em entrevista à BBC conhecemos pouco as baratas, já que, instintivamente, as matamos ao invés de estudá-las.
Foram colocado em um ambiente com duas fontes de comida idênticas. Se elas não se comunicassem, iriam se distribuir igualmente pelas fontes de comida.
Porém, a grande maioria das baratas se alimentou de uma das fontes de comida até que a mesma acabasse. Estudando individualmente os insetos, verificou-se que, quanto mais baratas haviam em uma determinada porção de comida, mais tempo elas ficavam por lá até estarem alimentadas.
Diante disso, Lihoreau afirmou: “Nós não sabemos exatamente como elas se comunicam, mas sabemos que usam sinais químicos. O próximo passo é descobrir quais sinais químicos elas estão usando”.Lihoreau acredita que as baratas se comunicam por um “feromônio de busca de comida” que funcionaria de uma maneira simples: as baratas se tocam, percebem que existe outra barata se alimentando naquele local e permanecem por lá para se alimentarem também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário