Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sábado, 26 de junho de 2010

VOTO BRANCO E VOTO NULO


Voto branco e voto nulo você sabe a diferença?

   Os votos em BRANCO significam "TANTO FAZ" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Ou seja, se existem dois candidatos Inter e Grêmio, Inter Ou seja, se existem dois candidatos, Grêmio 35% dos votos, 10% são votos em branco 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Inter nem Grêmio no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Inter como com Grêmio, o que vencer está bom. Neste exemplo, Inter tem uma aceitação de 62% do eleitorado. (52% + 10% dos votos em branco). O voto em branco é um ato de conformismo.

   Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro. Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

   Se na eleição entre Inter e Grêmio, Inter terminasse as eleições com 42% dos votos e Grêmio com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Inter e nem Grêmio poderiam participar das eleições naquele ano. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como "incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez".

   Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário