"Os poetas viajam até o próximo círculo, onde os demônios não são capazes de segui-los e o poder divino, que lhes dá controle sobre o próprio círculo, não permitira que eles partam."
Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Nasa apresenta nova ferramenta para controle de tráfego aéreo
FACET é a sigla para Future ATM (Air Traffic Management) Concepts Evaluation Tool, uma nova ferramenta de simulação para vários cenários de tráfego aéreo, que permite uma modelagem instantânea de tudo o que está acontecendo no céu em determinado momento, apresentando ou simulando o comportamento de milhares de aviões ao mesmo tempo.
Em uma típica simulação FACET, cada aeronave é representada em um pequeno ícone, resultando em uma espécie formigueiro gigante onde os aviões se agrupam em torno dos grandes aeroportos, assim como as formigas se agrupam em torno de um pedaço de doce.
O novo software é tão inovador que recebeu o prêmio de melhor invenção da Nasa de 2010, outorgado às invenções que podem contribuir significativamente com grandes comunidades, neste caso a aeronáutica. Os candidatos são avaliados sobre o uso, criatividade e benefícios que podem trazer não só para o grupo, mas para a humanidade.
À medida que população mundial aumenta, cresce também a demanda por viagens de avião, fazendo o espaço aéreo ficar cada vez mais concorrido. Somente nos EUA, 5 mil aeronaves sobrevoam simultaneamente os EUA durante os horários de pico e esse número vem crescendo dia a dia.
De acordo com Banavar Sridhar, cientista da NASA responsável pelo desenvolvimento do sistema, o FACET ajudará os gestores do tráfego aéreo a encontrar novas maneiras de aumentar a capacidade do espaço aéreo, estabelecendo rotas mais eficientes e com o menor impacto sobre o meio ambiente, economizando combustível e minimizando as emissões.
"Uma das melhores coisas do FACET é que ele não precisa rodar em supercomputadores. Basta um simples desktop para que o pesquisador possa fazer as simulações", disse Sridhar.
A ideia por trás do FACET é realmente revolucionária. O software permite modelar instantaneamente o padrão do tráfico aéreo em tempo real e fornecer informações sobre onde as melhorias podem ser feitas. Também permite remodelar totalmente o padrão, resultando em novas técnicas operacionais que podem ser implantadas, como alteração e fusão de regras, análise da previsão do tempo e alteração nos padrões de aproximação para cada aeroporto.
Para isso o FACET usa informações sobre o desempenho dos aviões, modelos do espaço aéreo, dados meteorológicos em tempo real e plano de voo para cada tipo de aeronave envolvida, resultando em uma saída gráfica que mostra o tráfego aéreo em duas ou três dimensões sob diversas condições - projetada ou atual - em uma localidade específica ou todo o espaço aéreo abordado.
Segundo a Nasa, o software já está disponível para testes junto à FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA), gerenciadores de tráfego aéreo e despachantes de cargas nos EUA. O programa é alimentado em tempo real com dados do tráfego aéreo, radares meteorológicos e informações de bancos de dados.
De acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento, com o resultado da modelagem pode-se ver instantaneamente todo o espaço aéreo dos EUA, permitindo aos coordenadores alterarem centenas de rotas ao mesmo tempo, evitando espaços congestionados e tempestades severas, minimizando ao máximo os atrasos que poderiam ser provocados sem o uso do FACET.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário