Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Robô-cobra pode auxiliar cirurgias delicadas

   Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon ( Estados Unidos) encontraram uma solução diferente para cirurgias em partes do corpo complicadas de serem abertas, como o coração. Eles desenvolveram robôs inspirados no formato de cobras, que poderão deslizar facilmente por dentro desse tipo de órgão.
   O roboticista Howie Choset inventou o Cardio Arm (foto abaixo), um robô de 30 centímetros de comprimento, projetado especialmente para cirurgias cardíacas. Com 102 partes cilíndricas conectadas para dar flexibilidade, o instrumento pode penetrar no tórax do paciente por um corte de apenas 19 milímetros no abdômen.
   O Cardio Arm é controlado por um cirurgião, que movimenta a "cabeça" do robô-cobra por meio de um joystick. A cabeça conta com uma câmera minúscula que dá visibilidade ao operador do instrumento, permitindo que ele realize correções na rota da cobra.
Esse modelo já foi testado em uma pessoa na República Checa em 2010 para um exame de mapeamento do coração. Os especialistas acreditam que o robô poderá ser usado para realizar exames e até mesmo pequenas cirurgias, como biópsias, sem a necessidade de abrir a caixa torácica no futuro, de acordo com informações da Wired.



   Mas o robô-cobra não será útil apenas na medicina. Há perspectivas de utilização do equipamento na exploração arqueológica e salvamento em casos de desastre urbano, já que pode chegar a lugares inacessíveis a seres humanos e até mesmo a robôs convencionais. Nesse caso, os robôs são mais robustos e capazes de escalar e nadar. Confira as fotos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário