Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sábado, 7 de agosto de 2010

Personagens relevantes


   Niels Henrick David Bohr nascido Copenhaga, em 7 de Outubro de 1885, foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica.
   A sua teoria para a explicação do modelo atômico proposto por Rutherford em 1911, levando em conta a teoria quântica (formulada por Max Planck em 1900), não foi levada a sério. Depois, no decorrer da década e da década de 1920, vários físicos ajudaram a criar o modelo existente hoje. Entre estes físicos podemos citar Einstein, De Broglie, Schrödinger, Heisenberg, De Pauli, entre outros.
   Prêmio Nobel de Física de 1922. Autor da descoberta da estrutura do átomo e da posição dos elétrons dentro dele. Niels Henrik David Bohr nasce em Copenhague e se interessa pela pesquisa científica desde muito jovem.
   Ganha a medalha de ouro oferecida pela Sociedade Científica Dinamarquesa aos 22 anos, na Universidade de Copenhague, onde conclui o doutorado em 1911. Segue para a Inglaterra para fazer o pós-doutorado em Cambridge com J.J. Thomson.
   Em 1912 muda-se para Manchester para trabalhar com o físico inglês Ernest Rutherford, que acabava de propor um modelo para a estrutura do átomo. Com base nele, Bohr identifica a posição dos elétrons no núcleo atômico, estabelecendo que ele se desloca sempre em determinadas órbitas estáveis ou quânticas.
   Pela descoberta, recebe o Prêmio Nobel de Física de 1922. Volta para a Dinamarca em 1920 e dirige o Instituto de Física Teórica de Copenhague. Na década de 30, sua teoria sobre a mecânica quântica contribui para o sucesso das primeiras tentativas de fissão nuclear.
   Durante a II Guerra Mundial, vai para os Estados Unidos e colabora com as pesquisas que levam à fabricação da bomba atômica. Em 1944 abandona o projeto e passa a trabalhar pela utilização pacífica da energia nuclear. Retorna a seu país no ano seguinte. Morre em Copenhague.

Nenhum comentário:

Postar um comentário