Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sábado, 21 de agosto de 2010

Descoberta do suposto ossos de São João Batista

SACRIFÍCIO
A cabeça de São João foi entregue à filha do rei Herodes
 
   O anúncio da descoberta de supostas relíquias de São João Batista por um time de arqueólogos búlgaros tinha tudo para rodar o mundo reacendendo a fé de fiéis desgarrados e converter incrédulos. Afinal, desde o século IV, é essa a função desses objetos de veneração, segundo a Igreja Católica.
   Mas pouco depois do anúncio, no dia 28 de julho, uma barbeiragem política quase colocou tudo a perder. Antes de se informar sobre os detalhes do achado, o ministro búlgaro Bozhidar Dimitrov, historiador e diretor do Museu Nacional de História da Bulgária, declarou que a cidade de Sozopol, onde o tesouro foi descoberto, tinha potencial para se tornar um ponto de turismo religioso. Então, o manto de fé e misticismo que encobria o achado foi subitamente substituído pela desconfiança e a suspeição.

RELICÁRIO
Um dente e lascas de um crânio colocaram a Bulgária no mapa do turismo religioso

   Há 50 mil destinos de turismo religioso no mundo. Cerca de 300 milhões de pessoas os visitam anualmente, movimentando algo em torno de US$ 18 bilhões. Em um universo tão grande, ter uma relíquia é diferencial de mercado. O exemplo búlgaro é cristalino.
   Desde que parte do achado foi colocada em exposição na Igreja de São Jorge, na cidade de Sozopol, a média de visitas diárias saltou de 100 para três mil, segundo o Balkan Trabellers, site especializado em turismo na região.

Um comentário:

  1. como provar se os ossos desse tarado e verdadeiro ele babava de tanto tesao vendo a princesa solome rebolar na sua frente acabou perdendo a cabeça

    ResponderExcluir