Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O osso artificial produzido por impressora



   Pesquisadores da Washington State University têm testado impressoras 3D para imprimir ossos artificiais. A proposta é que essas peças artificiais fiquem no organismo até que o osso natural se regenere. A tecnologia foi testada em ratos e coelhos com bons resultados. 
   Os pesquisadores usaram um equipamento que imprime objetos em 3D a partir de um pó metálico. Eles usaram fosfato de cálcio, sílica e óxido de zinco como matéria-prima. O resultado é um líquido plástico usado para aglutinar camadas muito finas de pó. O produto final é ainda seco e cozido por cerca de duas horas.
   A ideia é que, no futuro, ao chegar ao hospital com um osso fraturado, o médico poderá calcular o tamanho da prótese e imprimir um osso provisório para que o machucado possa se recuperar. A novidade poderia também ser útil em procedimentos odontológicos e no tratamento de doenças como a osteoporose.
   A pesquisadora Susmita Bose, co-autora do estudo, estima que a tecnologia deva chegar ao mercado entre dois e quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário