O estudo contou com duas pesquisas com 186 pessoas, divididas por sexo.
Na primeira delas, 33 homens e 33 mulheres publicaram diários na internet por 12 dias, descrevendo momentos em que se desculparam ou fizeram algo que, em sua opinião, exigia um pedido de desculpas. A conclusão mostrou que as mulheres estavam dispostas a se desculpar mais vezes. Apesar disso, os homens não tiveram problemas em admitir quando achavam que estavam errados – isso só acontecia menos frequentemente.
No segundo experimento, 120 participantes classificavam ofensas específicas em quão merecedoras de desculpas eram e o quanto estavam propensos a se desculpar por elas. Os resultados mostraram que homens consideraram as ofensas menos severamente do que as mulheres.
“Não é que os homens são sempre insensíveis ou as mulheres estão sempre vendo ofensas que não existem. Existe um padrão diferente entre homens e mulheres a respeito de quão ofensivo o comportamento é, e isso resulta em homens não se desculpando por algo que as mulheres pensam que deveriam”, explicouu Karina Schumann, autora da pesquisa, em entrevista ao jornal USA Today.
Nenhum comentário:
Postar um comentário