Reunimos as invenções que foram além do óbvio e brilharam em 2010:
A armadura
O XOS 2 é uma “adaptação honesta”, como dizem seu criador, do uniforme de Tony Stark, o Homem de Ferro. Entre as funcionalidades heroicas que o dispositivo traz ao seu usuário, está a habilidade de manipular objetos de até noventa quilos sem esforço. Com a armadura, também fica bem mais fácil quebrar objetos. Raytheon Sarcos, o inventor, acredita que a máquina tem potencial para ser utilizada no exército, mas não a vê sendo comercializada nos próximos anos.
Carro sem motorista
Em outubro deste ano, a empresa Google colocou sete carros controlados por robôs, com pouquíssima intervenção humana, para circular na rua. O resultado? Mais de 225 mil quilômetros rodados e apenas um leve acidente envolvendo um farol vermelho. O modelo do carro em questão, um Prius da Toyota, está sendo adaptado com câmeras, sensores e navegadores online (sintonizados no Google Maps, é claro) para não precisar de motorista durante a maior parte do percurso.
O carro voador
Desenvolvido por um grupo de pesquisadores do MIT, o Terrafugia Transition tem a intenção de redefinir o conceito de transporte moderno. O automóvel para duas pessoas é equipado com paraquedas e asas extensíveis, além de contar com potência de cem cavalos em terra firme. Pelo preço inicial de 200 mil dólares, o lançamento marcado para o ano que vem.
Foguetes individuais
Foram necessários 30 anos para que o inventor do Martin Jetpack, o inventor neozelandês Glenn Martin, finalmente ficasse satisfeito com o seu trabalho. Este propulsor tem dois motores de alta resistência, embora consuma muita energia e tenha tempo médio de 30 minutos com o tanque cheio. Ela pode começar a ser comercializada em 2011 pela bagatela de cem mil dólares.
Projetor de holograma 3D
Invenção da Sony, o aparelhinho é capaz de exibir imagens 3D em 360º.
KOR-fx, o ultrasensor para games
Criado pelo físico árabe Shahriar Afshar, o KOR-fx mais parece um fone de ouvido comum. Por meio de ondas estéreo, o KOR-fx transmite vibrações sincronizadas com o que está se passando na tela, aumentando a jogabilidade do game e criando a sensação de que você está dentro da tela.
Recompute, o computador de papelão
O Recomputer é uma CPU externa feita de papelão reciclado que tem capacidade de armazenar arquivos assim como um computador normal, além de rodar com o Windows 7. O Recomputer é um projeto de conclusão de curso desenvolvido por estudantes de Design da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, no fim de 2009, mas se tornou um produto comercializável apenas esse ano.
Caneta inteligente
A Livescribe Pulse Smartpen é uma caneta com memória (de até 4 GB, por sinal): cada palavra escrita por ela é armazenada em um pequeno chip interno. Quando cansar de fazer anotações, basta acoplar o dispositivo ao computador para ter tudo transcrito – e convertido em PDF – no seu computador, sem trabalho nenhum. A Livescribe concorreu, este ano, a uma das categorias do Edison Awards, que premia destaques de inventores contemporâneos.
Scanner e teclado integrados
o Keyscan vem com um scanner de alta precisão de cores integrado, que pode ser totalmente controlado por meio das teclas. Não é a primeira inovação nesse sentido: a mesma empresa também oferece um teclado com integração direta no iPod.
Trispecs, óculos multiuso
Imagine reunir, num mesmo dispositivo, o seu mp3, telefone, fone de ouvido e head-set wireless.
Essa é a moral da história dos Trispecs, que permite juntar vários dos seus gadgets em um simples óculos moderninho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário