As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade. Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente.
São calças boca de sino, batas indianas, vestidões, lenços, franjas nas bolsas e cintos, camisetas coloridas ou manchadas, óculos redondinhos e faixas nos cabelos.
Na moda também o black power, woodstock, estilo Jackson Five, ou mesmo a Era disco, com muitas cores e brilhos. Para os homens, nada como John Travolta em “Os Embalos de Sábado à Noite”, de terno branco, calça boca de sino (claro) e golas enormes e pontudas. Não se esqueça dos sapatos plataforma e das sandálias de saltos altos e finos com meias de lurex.
Com o movimento PUNK apartir de Londres com a banda SEX PISTOLS de Malcolm McLaren estilista inglesa que ajudou a popularizar a moda punk.
Let It Rock, loja de roupas de McLaren para a nova geração de teddy boys, filhotes das gangues originais, surgidas nos idos de 53, criando a moda PUNK até hoje com vários adeptos. Com sua roupa "suja" , cabelos "espetados", jaquetas de couro com adereços de metal suas botas e suas correntes penduradas.
Let It Rock, loja de roupas de McLaren para a nova geração de teddy boys, filhotes das gangues originais, surgidas nos idos de 53, criando a moda PUNK até hoje com vários adeptos. Com sua roupa "suja" , cabelos "espetados", jaquetas de couro com adereços de metal suas botas e suas correntes penduradas.
Os anos 70 terminou como na foto acima a esquerda na batida dos 'embalos de sábado a noite" na disco music, e começou como na foto a direita onde exagero de cores e a ostentação dos cabelos passaram um pouco dos "limites". Marcas conhecidas tinham seus logos estampados no maior tamanho possível, com preços proporcional. Nessa década, ter um corpo bonito e saudável era essencial para o sucesso, roupas do estilo "esportivo" era o que tinha de atracão na época.
No final da década 80 a tendência da moda seguiu novamente a musica com o movimento Grunge de SEATTLE o digamos Pós Punk voltou contudo no estilo "Xadrez".
As roupas sujas e rasgadas, ALL STAR de cores diferentes nos pés, e a maior caracteristica e ra as camisas de flanela em xadrez era de fácil identificação os adeptos do GRUNGE.
Clubber, termo em inglês, atribuído a pessoas que frequentam danceterias (os clubs em inglês), que surgiram no final dos anos 90, ajudou a elevar o Techno ao mainstream, e a cultura noturna pelas grandes metrópoles.
Os clubbers, em geral, se vestem de maneira extravagante e é possível reconhecer um pelas blusas coloridas, com personagens de desenhos japoneses, saias e calças coloridas, leggins, tênis coloridos.. O seu armário é geralmente 50% verniz, maquiagens que brilham no escuro, estrelinhas, glitter, glimmer, sombras coloridas (de rosa-choque a azul-piscina), piercings, tatuagens tribais, cabelos estranhos que variam de verde-limão a rosa-choque.
As meninas abusam da pulseiras e colares coloridos, tic-tacs para cabelo de todas as cores e imagináveis, piranhas, anéis supercoloridos e grandes.
Esta moda seguiu forte como tendência até meados dos anos 00, tendo vários adeptos dela ainda hoje. Apartir daí o mundo da moda começou a sua volta ao passado desde 90,80,70..., um regresso ao começo das grandes tendências de consumo. As lãs, as malhas, os Tricôs e crochês surgem com pontos grandes.
Chegando ao Brasil com vários artista do mundo da musica reeditando clássicos da moda dos anos 60, 70 com um visual "RETRÔ" vintage nas roupas e acessórios.
No início do século XXI a moda parece marcada por duas máximas: "nada se cria, tudo se copia" e "a moda vai e vem". Vêm crescendo a tendência à customização e à reciclagem de materiais.


















Nenhum comentário:
Postar um comentário