Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

segunda-feira, 21 de junho de 2010

James van Allen


   James Alfred Van Allen 7/09/1914 – 9/08/2006) americano. Professor e diretor do Instituto de Física da Universidade de Iowa desde 1951, conduziu investigações sobre física nuclear, sobre a radiação cósmica e sobre a física atmosférica.
   Fez descobertas da existência  de duas zonas de radiação de alta energia em volta da Terra, chamadas em sua homenagem cinturões de Van Allen, cuja origem está provavelmente nas interações do vento solar e dos rais cósmicos com os átomos constituintes da atmosfera.


   O Cinturão de Van Allen é uma região onde ocorrem vários fenômenos atmosféricos devido a concentrações de partículas no campo magnético terrestre,descobertas em 1958.
   Os anel mais interno se estende entre as altitudes de mil e cinco mil quilômetros, sua intensidade máxima ocorrendo em média aos três mil quilômetros.Consiste de prótons altamente energéticos, que se originam pelo decaimento de nêutrons produzidos quando raios cósmicos vindos do espaço exterior colidem com átomos e moléculas da atmosfera terrestre.
   O segundo cinturão fica situado entre 15.000 e 25.000km, eletricamente carregadas de principalmente íons hélio trazidos pelo vento solar. Veja abaixo exemplos que podemos er na atmosfera:
                            
                                Luminescência noturna
                          
                                Aurora Boreal
                          

   O Homem foi a lua? A questão do Cinturão de Van Allen foi descartada pelo próprio James van Allen como “besteira”.

Radiação do espaço
   Durante a missão Apollo completa, os astronautas foram expostos a grande variação das fontes de radiação. Estes incluíram os cintos de Van Allen, os raios cósmicos, nêutrons e outras partículas subatômicas criado em colisões de alta energia de partículas primárias com materiais nave espacial. A nave espacial de transferência de órbita baixa da Terra para translunar costa necessitava atravessar uma das regiões de elétrons e prótons geomagneticamente preso conhecido como o cinturão de Van Allen.
   Quando além dessas correias, a nave e os tripulantes foram continuamente submetidos a raios de alta energia cósmica e em diferentes probabilidades de rajadas de partículas do sol. Além disso, as responsabilidades individuais dos tripulantes diferente, e com estes, a sua exposição à radiação. Espaço livre, atividade extra-veícular, a actividade de superfície lunar e intraveicular Comando e Módulo Lunar atividade imposta diferentes doses de radiação.


Cinturão de Van Allen

   O problema de proteger os astronautas contra a radiação encontrados no cinturão de Van Allen foi reconhecido antes do advento dos vôos espaciais tripulados. Estas duas bandas de radiação preso, descobriu durante o vôo Explorer I, em 1958, composto principalmente de prótons e elétrons de alta energia, uma parte significativa do que eram, naquele tempo, os restos de testes de alta altitude de armas nucleares. A solução simples para proteção é permanecer sob os cintos abaixo de uma altitude de aproximadamente 556 km? (300 milhas náuticas), quando em órbita da Terra, e os cintos para atravessar rapidamente a caminho do espaço exterior. Na realidade, o problema é um pouco mais complexa. Os cintos de radiação variam em altitude em várias partes da Terra e estão ausentes nos pólos norte e sul magnéticos. Uma parte particularmente importante do cinturão de Van Allen é uma região conhecida como anomalia do Atlântico Sul. Sobre a região do Atlântico Sul, o campo geomagnético atrai partículas mais perto da Terra do que em outras regiões do globo. A inclinação da órbita de um veículo espacial determina o número de passes feitos por dia por esta região e, portanto, a dose de radiação.
   Partículas dentro do cinturão de Van Allen, em espiral em torno de linhas magnéticas da Terra, da força, direcionalidade mostrar. Esta direcionalidade varia continuamente em relação angular para a trajetória da nave. instrumentação de dosimetria Portanto, para utilização em cintos de Van Allen tinha sensores de radiação relativamente omnidirecional de modo que o fluxo de radiação poderia ser medido com precisão. O dosímetro do Cinturão de Van Allen foi projetado especificamente para telemetria da Apollo dentro destes a monitorção do cinturões de radiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário