Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cérebro ignora pensamentos negativos


   Um estudo da University College London (UCL) concluiu que o cérebro humano tem maior facilidade em processar pensamentos positivos do que negativos. Cerca de 80% dos entrevistados foram avaliados como pessoas otimistas, mesmo que eles não tivessem se rotulado como tal. 
   Os cientistas classificaram 14 pessoas pelo nível de otimismo e as monitoraram por um scanner cerebral. Uma série de 80 diferentes acontecimentos ruins – incluindo divórcio e câncer – foi apresentada a elas, para que respondessem qual a probabilidade daquilo acontecer em sua vida, segundo opinião própria. 
   Após as respostas, os pesquisadores revelaram aos entrevistados a probabilidade real de ocorrer cada um daqueles eventos, segundo dados oficiais. No final da sessão, os participantes podiam alterar sua opinião. A pesquisa observou uma diferença marcante nos dados atualizados das pessoas otimistas, dependendo se a notícia era boa ou ruim. 
   Por exemplo, o risco de câncer entre os humanos é de 30%. Os pacientes que antes pensavam ter 40% de chance de contrair a doença rebaixaram a estatística para uma média de 31%. No entanto, o entrevistado que originalmente pensava correr um risco de 10% simplesmente ignorou os dados reais e manteve a porcentagem. 
   Quando a notícia dada era positiva, as pessoas mostraram mais atividade no lobo frontal do cérebro. Já com informações negativas, os entrevistados mais otimistas tinham menor atividade – o que sugere uma despreocupação –, enquanto os mais pessimistas mostraram maior atividade no lobo frontal. Em outras palavras, o estudo concluiu que o cérebro escolhe qual evidência prefere escutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário