Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Carro biodegradável

   Produzido em apenas dez dias, a ideia dos designers foi apresentar um conceito funcional para um cenário de escassez de recursos energéticos no futuro. Kenneth Cobonpue e Albrecht Birkner são os autores do automóvel que batizaram de Fênix.
   Motor e pneus são ainda produzidos com materiais convencionais, como a borracha e o aço. Mas de resto, o Fênix é feito de materiais descartáveis e inofensivos ao meio-ambiente, que são degradados pelo planeta em até 10 anos. E que podem ser reciclados conforme você usa o carro: fica com o motor, mas troca o bambu.
   Carros convencionais possuem vida útil estimada em dez anos atualmente. Com o Fênix, você pode manter as partes básicas, como o motor e a transmissão, e trocar o que for se desgastando, mas de maneira muito mais racional do que aquilo que acontece hoje, onde não é possível trocar a carcaça toda do carro porque, entre outras coisas, o aço é caro. Além disso, adeus pequenas fortunas para cada colisão de trânsito ou arranhão na lataria.
   Projetos assim ainda são difíceis de serem viabilizados, mas os designers responsáveis garantem que a ideia do carro descartável é séria. Contudo, ainda não há nenhuma data para exibi-lo em algum salão do automóvel ou submetê-lo a testes de impacto para verificar sua segurança – afinal, ele é feito de bambu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário