Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Postura correta faz bem para o homem, mas nem tanto para a mulher


    Os pesquisadores da Universidade do Colorado (EUA), depois de fazer um teste de QI (falso), 60 voluntários foram instruídos a passar três minutos sentados ou em postura correta ou levemente curvados. Nesse tempo, receberam feedback (falso) dizendo que tinham ficado entre os que se deram melhor no teste. Passados os três minutos, todos voltaram às suas posturas naturais, preencheram um questionário de humor e resolveram exercícios de matemática.
    Entre os homens, os que foram instruídos a sentar corretamente se saíram melhor nos exercícios matemáticos, estavam mais bem humorados e mais felizes com o resultado no outro teste, o falso de QI, do que os que tiveram que passar os três minutos curvados.
   Mas entre as mulheres a história foi outra. Foram justamente as que ficaram um pouquinho curvadas, e não as com pose de miss, as que acabaram mais satisfeitas com a performance no teste de QI, mais alegres e mais bem-sucedidas nos desafios de matemática.
   Os pesquisadores especulam que, como ao longo de toda a História as mulheres foram postas abaixo dos homens na “escala social”, a postura curvada talvez pareça mais natural para elas, por ser associada a um status mais baixo, e as deixe mais confortáveis. Também, o estudo lembra que manter a coluna ereta exige que a mulher “empurre” o peito para a frente e dê mais destaque aos seios – o que pode fazê-las se sentir inibidas e inseguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário