José de Sousa Saramago
Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922
Lanzarote, 18 de Junho de 2010, foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar".
José Saramago
"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é só um dia mais".
José Saramago
"Dirão, em som, as coisas que, calados,no silêncio dos olhos confessamos?"
José Saramago
O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO
....por ser ademais Madalena, se distingue onomasticamente das outras, ora, qualquer observador, se conhecedor bastante dos factos elementares da vida, jurará, à primeira vista, que a mencionada Madalena é esta precisamente, porquanto só uma pessoa como ela, de dissoluto passado, teria ousado apresentar-se, na hora trágica, com um decote tão aberto, e um corpete de tal maneira justo que lhe faz subir e altear a redondez dos seios, razão por que, inevitavelmente, está atraindo e retendo a mirada sôfrega dos homens que passam, com grave dano das almas, assim arrastadas à perdição pelo infame corpo. É, porém, de compungida tristeza a expressão do seu rosto, e o abandono do corpo não exprime senão a dor de uma alma, é certo que escondida por carnes tentadoras, mas que é nosso dever ter em conta, falamos da alma, claro está, esta mulher poderia até estar inteiramente nua, se em tal preparo tivessem escolhido representá-la, que ainda assim haveríamos de demonstrar-lhe respeito e homenagem. Maria Madalena, se ela é, ampara, e parece que vai beijar, num gesto de compaixão intraduzível por palavras, a mão doutra mulher, esta sim, caída por terra, como desamparada de forças ou ferida de morte......
José Saramago

Nenhum comentário:
Postar um comentário