Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O mundo ao alcance dos olhos



   Confirmando antigos rumores, a Google apresentou hoje os primeiros conceitos de seu óculos de realidade aumentada, por enquanto batizado de "Project Glass".
   A idéia é criar um aparelho fino e leve, que possa ser usado como se fosse um óculos normal mas que projete sobre a visão do usuário informações relevantes sobre o que está acontecendo ao seu redor. Por exemplo, ao pedir instruções de como chegar ao local, um mapa pode ser sobreposto à imagem real, e alertas como "vire à esquerda, ande 100 metros" poderiam aparecer "no canto do olho".
   Um vídeo, publicado no YouTube e batizado de "One Day..." ("Um dia...") mostra onde a Google espera chegar.
   Por mais que a tecnologia pareça incrivelmente futurista, todos os componentes necessários já existem e estão em uso. É possível determinar a localização de uma pessoa usando GPS e as redes Wi-Fi ou de telefonia celular próximas, e bússolas podem ser usadas para saber para onde ela está olhando. Tecnologia de reconhecimento de imagem, como a já usada no Google Googles, pode ajudar a identificar automaticamente objetos e paisagens. Até mesmo sistemas capazes de projetar uma imagem diretamente sobre os olhos já existem.
   Por enquanto o Project Glass é um projeto, e não um produto, mas funcionários da Google começarão a testar os óculos em público "em breve". Segundo o jornalista Nick Bilton, em um artigo publicado no New York Times em fevereiro, os óculos poderão custar "o equivalente a um smartphone moderno", ou seja, entre US$ 250 e US$ 600, e estar disponíveis no mercado já no final de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário