Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Você acha que a pobreza diminuiu no Brasil?


   Aproximadamente 11,4 milhões de pessoas em todo o Brasil moravam em assentamentos irregulares, como favelas, comunidades de baixa renda, invasões, em 2010, de acordo com dados da pesquisa Aglomerados Subnormais – Primeiros Resultados, divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
   O número, superior à população de Portugal, representa 6% da população brasileira. Os 11,4 milhões de pessoas ocupam 3,2 milhões de domicílios, concentrados principalmente na Região Sudeste (49,8%), com destaques para os estados de São Paulo (23,2%) e do Rio de Janeiro (19,1%).
   Já as regiões Sul (5,3%) e Centro-Oeste (1,8%) registram o menor número dessas comunidades de baixa renda. Ao todo, há no país, segundo dados do ano passado, 6.329 favelas em 323 municípios.
   O estudo faz a radiografia de assentamentos com no mínimo 51 unidades habitacionais, carentes, em sua maioria, de serviços públicos essenciais e dispostos, em geral, de forma densa e desordenada.
   A Região Sudeste agrupa a quase metade dos municípios onde há registro desse tipo de comunidade. São 145 ao todo, estando a maioria (75) localizada nas regiões metropolitanas e o restante em municípios do interior dos estados. O mesmo padrão, embora em menor escala, foi observado na Região Sul, onde há 51 municípios com favelas, dos quais 38 em regiões metropolitanas.
   Na Região Nordeste, os 70 municípios com comunidades de baixa renda se concentram nas regiões metropolitanas.
   Na Região Centro-Oeste, apenas nove municípios têm os chamados aglomerados subnormais, sendo oito também nas regiões metropolitanas.
   O estudo revela, por outro lado, que a Região Norte tem configuração distinta. A maior parte dos 48 municípios com essa condição estão localizados no interior dos estados do Amazonas, do Pará e do Amapá, principalmente em áreas ribeirinhas sujeitas a inundações periódicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário