Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

sexta-feira, 30 de março de 2012

Musica do dia


Yukon Blonde - Stairway

   Banda canadense da cidade de Kelowna, British Columbia formada em 2005.
   Banda composta por Jeff Innes – vocais, guitarra, Brandon Scott – guitarra, vocais, Graham Jones – bateria, vocais, John Jeffrey - baixo.
Discografia
2009: Everything in Everyway (EP)
2010: Yukon Blonde
2011: Fire//Water (EP)
2012: Tiger Talk

Tornados na superfície solar

   Cientistas do País de Gales filmaram tornados gigantes na superfície do Sol, cujo tamanho é diversas vezes ao do planeta Terra.
   Pesquisadores da Universidade de Aberystwyth encontraram as tempestades com ajuda do telescópio atmosférico que fica a bordo do Observador Dinâmico Solar (SDO, na sigla em inglês), que pertence à Nasa (agência espacial americana).


   O vídeo foi exibido em um encontro nacional de astronomia em Manchester.
"Está é provavelmente a primeira vez que um tornado solar tão grande é filmado", afirma o astrônomo Xing Li, do Instituto de Matemática e Física da universidade. "Outros tornados menores já haviam sido detectados por satélites [Soho], mas eles não haviam sido filmados."
   Os tornados solares foram observados em 25 de setembro de 2011. Eles foram descobertos com um equipamento que havia sido lançado no espaço em fevereiro de 2010.
O objetivo do satélite é coletar dados que ajudem os cientistas a entender como variações nos padrões do Sol podem afetar o resto do espaço.
   O telescópio registrou gases superaquecidos --com temperaturas entre 47.250 e 2 milhões de graus Celsius-- circulando a distâncias de cerca de 200 mil quilômetros por períodos de pelo menos três horas.
   A velocidade dos gases pode atingir até 300 mil quilômetros por hora. Na Terra, os tornados de ar chegam a 150 quilômetros por hora, no máximo.
As tempestades solares têm efeitos na Terra. Durante o fenômeno, eles podem provocar interrupções no serviço de alguns satélites e em redes de eletricidade.

   Vejamos outro vídeo de uma tempestade solar registrado em 08/02 deste ano pelas câmeras da agência espacial americana:


Poesia Escrita




- Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende. 

    Clarice Lispector

quinta-feira, 29 de março de 2012

Musica do dia


Geraldo Vandré - Pra não dizer que não falei das Flores

   Geraldo Pedroso de Araújo Dias Vandregísilo nascido em João Pessoa, no dia 12 de setembro de 1935.
   Geraldo é um advogado, cantor e compositor brasileiro, disse ter abandonado a carreira artistica devido ao fato de que a imagem de "Che Guevara Cantor", pregada nele pela esquerda, abafa sua obra.
Discografia
1964: Geraldo Vandré (álbum)
1965: Hora de Lutar
1966: 5 Anos de canção
1968: Canto geral
1974: Das Terras de Benvirá
1985: Fabiana

Falar Sem Pensar


Queremos a Verdade, somente a verdade!

   Tenho 30 anos vividos em um momento menos turbulento da historia, mesmo assim não posso esquecer de quem gritou por liberdade, por nossa liberdade, para que estes jovens de hoje em dia que apenas querem a liberdade de dizer palavrões e perder tempo falando orgias sexuais em musicas banais.
   Tenho medo da morte como qualquer pessoa, nem por isto posso aceitar que aqueles que devem assegurar a paz e a liberdade de seus cidadãos, cometam barbaridades e sejam esquecidos pelo tempo. O que aqueles que tomaram o poder conseguiram, fizeram ou deixaram de legado para o povo Brasileiro? O que na verdade eles queriam? O poder, a intimidação, a humilhação, trazer vergonha para seus parentes, abusar psicologicamente e fisicamente, matando e estrupando mulheres, torturando homens até a morte.
   Quem não quer saber a verdade, se ouve abusos até por partes dos opositores do regime, vamos abrir a caixa preta dessa vergonha que foram os anos em que aqueles que tinham ideias liberais foram riscados do mapa e que suas famílias possam encontrar seus corpos e em fim descansar em paz.


A Comissão da Verdade


   A Comissão da Verdade de Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) começará suas atividades neste sábado, com a abertura da exposição dos 100 anos do nascimento de Apolônio de Carvalho, ex-guerrilheiro fundador do PT, que foi perseguido e torturado pelos militares durante a ditadura. No dia 9, terão início as oitivas de testemunhas de violações dos direitos humanos da ditadura militar, com o depoimento de familiares do deputado federal cassado Rubens Paiva, desaparecido desde 1971.
   Ontem, o presidente da comissão, deputado Adriano Diogo (PT), se reuniu com o presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), para definir o cronograma de atividades. Após a abertura da exposição neste sábado, a Alesp celebrará uma sessão solene na próxima segunda-feira para relembrar a trajetória de Carvalho.
   Inicialmente focada no relato de testemunhas, familiares e amigos das vítimas da ditadura em São Paulo, a comissão ouvirá também o fotógrafo Sérgio Vital Tafner Jorge, que testemunhou a farsa montada por policiais para justificar a morte do guerrilheiro Carlos Merighela.
   O cronograma também prevê depoimentos sobre os casos de Eduardo Leite Bacuri, do assassinato de um casal ligado à Convergência Socialista em São Carlos, de Luís Hirata, Edgard Aquino Duarte, David Capistrano, Devanir José de Carvalho e Olavo Hansen, além de um empresário que foi assassinado após se negar a contribuir com a "caixinha da tortura" da polícia. "A identidade do empresário será preservada, já que o filho dele é quem vai apresentar o caso na comissão", afirmou o deputado Adriano Diogo.
   Por fim, a comissão incluiu na pauta o caso Vladimir Herzog, após a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) abrir oficialmente um processo para investigar as circunstâncias da morte do jornalista, executado por agentes do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) de São Paulo, em 25 de outubro de 1975.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Anos 90


Cause & Effect - It's Over Now

   A musica "It's Over Now" do disco chamado "Trip" lançado em 1994 sendo o terceiro álbum de estúdio da banda.
   Cause & Effect é uma banda americana da cidade de Sacramento, California, formada em 1990 por Rob Rowe - vocal e guitarra, Sean Rowley - teclado, Richard Shepherd - bateria, Sean Rowley - baixo.
Discografia
Cause & Effect (1990) (Out of print)
Another Minute (1992)
Trip (1994)
Innermost Station (1997) re-released (1999)
The Sunrise EP (2003)
Artificial Construct (Part One) (April 2010)
Artificial Construct (Part Two) (July 8, 2011)

Carroças Tunadas


Pimp My Carroça 2012

   O projeto Pimp My Carroça, vai tunar o principal instrumento de trabalho dos catadores de recicláveis. A partir da arte, tirar essas pessoas da invisibilidade e dar mais prestígio ao importante papel que têm na sociedade, você sabia que 90% de todos os resíduos de São Paulo destinados à reciclagem são coletados pelos catadores.
   A intenção do projeto é ousada: “pimpar” dezenas de carroças, em um só dia, pouco antes da Rio+20, em uma espécie de pit stop que acontecerá em São Paulo. Os catadores serão orientados a levar suas carroças ao local da iniciativa – que ainda será definido – e, então, a equipe do Pimp My Carroça dará um trato no carrinho. Ele passará por uma reforma estrutural, ganhará itens de segurança – como retrovisores, buzinas e faixas refletivas – e, por fim, será grafitado por reconhecidos profissionais, com frases enviadas pelo público.

terça-feira, 27 de março de 2012

Minuto Cinema


A VINGANÇA DO NINJA

   Filme americano do ano de 1983 com direção de Sam Firstenberg do gênero da ação.
   Depois da sua família, no Japão, ser morta por ninjas, Cho e o seu filho Kane mudam-se para a América para começar uma vida nova. Cho, juntamente com os seus amigos, abre uma galeria, mas nem tudo é o que parece! Quando Cho descobre que os seus amigos o trairam ele prepara-se para a batalha final.
Elenco
Sho Kogusi
Keith Vitali
Virgil Frye 
Arthur Roberts

Os monstros do cinema e suas iniciais


   Um grupo de artistas franceses reuniu as criaturas malignas dos filmes do gênero em um vídeo de quase 2 minutos e meio. E a sua missão é identificar todos esses monstros de acordo com a suas iniciais. 
   Artigo do blog especializado em filmes de terror http://elultimoblogalaizquierda.blogspot.com.es.

Torcida mostra onde é o gol para os jogadores


   Cansada de ver o time apanhar, a torcida do Magdeburg, da Quarta Divisão da Alemanha, abusou da criatividade para fazer um pequeno “protesto”. 


   O fãs do clube localizados atrás do gol no estádio levaram setas apontando para onde o time deveria atacar – e, consequentemente, acabar com os cinco jogos de jejum.
   O gol saiu, mas o time perdeu para o Berliner AK’07, por 2 a 1.


Musica do dia


John Frusciante - Omission


   John Anthony Frusciante nascido na cidade de Nova Iorque, em 5 de março de 1970) é um guitarrista, cantor, compositor, pintor e produtor musical norte-americano.
   Musico que tocou durante vários anos e com grande participação na banda Red Hot Chili Peppers, também lançando discos solos desde 1999.
Discografia
1994 - Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt
1997 - Estrus EP
1997 - Smile From The Streets You Hold
2001 - To Record Only Water for Ten Days
2001 - Internet Album Release (chamado de "From the Sounds Inside" pelos fãs)
2001 - The Brown Bunny (Trilha sonora)
2001 - Going Inside EP
2004 - Shadows Collide With People
2004 - Shadows Collide with People (Acoustic versions)
2004 - The Will To Death
2004 - The DC EP
2004 - Inside Of Emptiness
2004 - A Sphere In the Heart of Silence
2005 - Curtains
2009 - The Empyrean

As correntes oceânicas


   Uma equipe da NASA captou as correntes que moveram a superfície dos oceanos da Terra de junho de 2005 até dezembro de 2007. Agora, o Estúdio de Visualizarão Científica do Goddard Space Flight Center lançou um vídeo que mostra esse fluxo. 
   Para isso, eles usaram um modelo computacional que mostra o movimento e o transporte de calor e carbono nos oceanos do planeta. Apesar de conseguir mostrar a circulação de água em todas as profundidades, apenas as correntes superficiais foram mostradas neste vídeo. As áreas de água mais escuras mostram os pontos mais profundos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Poesia Escrita



Viva

Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida.
 Detesto quando escuto aquela conversa:
 - 'Ah,terminei o namoro...'
 - 'Nossa, quanto tempo?'
 ... - 'Cinco anos... Mas não deu certo...acabou'
 - É não deu...? Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.

Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
 Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?
 E não temos esta coisa completa.

Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama.
 Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
 Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
 Às vezes ela é malhada, mas não é sensível.

Tudo nós não temos.
 Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.
 

Pele é um bicho traiçoeiro.
 Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico; que é uma delícia.
  
E as vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona...
 Acho que o beijo é importante... e se o beijo bate... se joga... se não bate... mais um Martini, por favor... e vá dar uma volta.

Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.
 O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
 Nada de drama.
 Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família? O legal é alguém que está com você por você. E vice versa.

Não fique com alguém por medo da solidão.
 Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.
 E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.

Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é este de se ver só, na sua própria compania?

Gostar dói.
 Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte.
 Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo
 E nem sempre as coisas saem como você quer...
 

A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.
 Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta.
 Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.

Na vida e no amor, não temos garantias.
 E nem todo sexo bom é para namorar. Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar.

Enfim... quem disse que ser adulto é fácil?



Arnaldo Jabor

Musica do dia


Os Mutantes - ANDO MEIO DESLIGADO ( clique no vídeo para assistir)

   Banda brasileira de rock psicodélico formada no ano de 1966, na cidade de São Paulo.
   Banda composta por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais), Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).
Discografia
1968 – Os Mutantes
1969 – Mutantes
1970 – A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado
1971 – Jardim Elétrico
1972 – Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets
1974 – Tudo Foi Feito pelo Sol
1992 – O A e o Z (gravado em 1973)
2000 – Tecnicolor (gravado em 1970)
2009 – Haih or Amortecedor

Anima mundo


Frogland (1922)
(Ilha dos Sapos)

O menor motor v-12 mundo!


   A montagem de 9 minutos mostra um motor V-12 sendo montado do zero utilizando peças feitas a mão. E se isso já não fosse suficientemente impressionante, o motor ainda foi produzido em miniatura, medindo apenas 12 cm³.
   O motor foi construído com aço inoxidável, alumínio e bronze, e possui 261 partes, 222 parafusos e levou 1220 horas para ficar pronto.
   O nível de precisão do trabalho já é de chamar a atenção, mas além disso, o motor ainda é completamente funcional, sendo que ele funciona com ar comprimido em vez de gasolina.

Minuto Cineminha

Raposo Manhoso

Cogumelos alucinógenos alteram a personalidade para sempre


   A Universidade Johns Hopkins é principal centro de pesquisas com psilocibina nos Estados Unidos. A substância é um composto psicodélico encontrado em centenas de espécies de cogumelos alucinógenos, cujo consumo altera a percepção, causa alucinações visuais, traz euforia e pode dar início a experiências místicas. Aliás, esses cogumelos eram usados desde tempos ancestrais em rituais xamânicos. Além desses efeitos, a droga também pode causar as famosas “bad trips”, quando seu consumo causa ataques de pânico nos usuários. Nem todo cogumelo contém a substância – alguns são inclusive mortais se consumidos por seres humanos. 
   As pesquisas conduzidas na Universidade Johns Hopkins começam a abrir caminhos para a compreensão de todos esses efeitos. Desde 2006, estudos conduzidos no local tentam entender como a droga propicia as experiências místicas. No ano passado, a pesquisadora Katherine MacLean realizou uma revisão dos estudos anteriores e descobriu que a psilocibina altera a personalidade de seus usuários para sempre – ela os deixa mais abertos a novas experiências.


Entrevista com a doutora  Katherine MacLean.

Como você se envolveu com esse estudo?

Eu cheguei na Universidade Johns Hopkins para estudar psicofarmacologia há 3 anos, quando eles já vinham fazendo esse tipo de experiência. Só dois estudos haviam sido publicados. O primeiro é de 2006, mas eles eram muito similares. Um deles comparava os efeitos de uma alta dose de psilocibina com uma dose de ritalina. O segundo comparava diferentes doses de psilocibina e placebos. Eu quis estudar a mudança de personalidade nos voluntários desses dois estudos, onde tivemos 64 voluntários.

E o que você percebeu?

Descobri que 30 dos indivíduos relataram ter tido uma experiência mística completa. As principais características dessa experiência são uma sensação de unidade e conexão, a ideia de que tudo é uma coisa só, que você está conectado a tudo no mundo, inclusive à sua ideia de deus. A sensação de unidade é o componente principal, onde as pessoas não sentem mais a separação entre elas e o resto do universo. Há o sentimento de sacralidade, uma experiência do divino, de fora desse mundo. Esses voluntários relataram sensações de felicidade, de paz

E essa experiência mudou suas vidas para sempre?

Nessa parte tivemos que confiar na palavra dos voluntários: 30% relataram que foi a experiência mais significativa de suas vidas. Quase todo mundo que tomou a alta dose disse que estava entre suas 10 experiências mais importantes. E nós também vimos que as mudanças de personalidade foram maiores em quem teve as experiências mais pessoais.

Segundo seu estudo, essa mudança de personalidade deixou as pessoas mais abertas. Como isso aconteceu?

Existem 5 domínios de personalidade [abertura, neuroticismo, extroversão, amabilidade e meticulosidade]. A abertura é uma categoria relacionada à criatividade, imaginação, aos interesses em artes, em musica, na expressão. Mais recentemente a abertura foi caracterizada como a motivação de buscar novas idéias e experiências. Não há como dizer se o aumento na abertura é necessariamente bom, mas nós temos visto isto que ele traz benefícios em domínios como criatividade e solução de problemas.

Esse tipo de mudança é comum?

Não, ela é rara em adultos. Os mais velhos tendem a ter uma abertura menor do que os mais jovens. A mesma pessoa tende a dizer que é menos aberta conforme envelhece. É possível como adulto ter uma mudança de personalidade, mas o mais comum é ver isso em casos clínicos, como em pessoas que são viciadas em drogas ou se recuperam de doenças.

Porque essa mudança aconteceu? Foi por causa de uma reação química no cérebro ou por conta da experiência vivida?

Eu sou muito interessada na parte bioquímica da equação. A psilocibina age diretamente na serotonina, possivelmente também no glutamato. Os dois podem estar relacionados à neuroplasticidade, o que pode significar que a estrutura e função do cérebro podem mudar em um adulto. Mas há pouca evidência para a gente falar que o cérebro muda permanentemente. De outro lado, o efeito pode ser psicológico. Ao ter uma experiência completamente diferente de qualquer coisa em sua rotina, isso pode abrir suas perspectivas para o que você pensa ser possível na vida comum. A mudança pode também ser relacionada às coisas que você vê durante a experiência, ou ao modo como você pensa, que é diferente do modo normal. Pode ser por causa das emoções diferentes, que você nunca sentiu – nós podemos levar pessoas que nunca riem ou choram a fazer essas coisas, a sentir essas emoções. Pode ser que, ao praticar um novo repertório de emoções e sentimentos, você mude sua personalidade.

Como vocês conseguem a droga para as experiências?

Você tem que conseguir uma nova aprovação toda vez que vai fazer um estudo. Quando o professor Roland Griffiths começou a fazer esses estudos, ele tinha que conseguir várias aprovações e preencher vários formulários, para várias agências do governo. Agora, como ele já fez essas pesquisas, ele só precisa fazer uma emenda se formos fazer novos estudos. A psilocibina é sintetizada por David Nichols, [professor de farmacologia na Univesidade de Purdue]. Ele tem uma licença governamental para produzir a substância.

Como administrar essa droga de modo seguro?

Nós desenvolvemos um jeito efetivo de aumentar as experiências positivas e reduzir experiências negativas na aplicação da droga. Muitos dos estudos com psilocibina foram feitos nos anos 50 e 60, e alguns cientistas davam as substâncias para as pessoas sem dizer do que se tratava. Mas logo ficou claro que isso não trazia bons resultados. Alguns pesquisadores viram que se você passasse mais tempo com as pessoas antes de sua experiência com a droga, se aprendesse mais sobre sua vida, se os pacientes dividissem com você seus medos, tudo seria mais tranquilo. Também temos que ter uma ou duas pessoas sóbrias presentes durante a seção.

Mas quais são os perigos?

Há um cientista na Inglaterra [David Nutt] que categorizou todas as drogas quanto à sua segurança e toxicidade, e a psilocibina e o LSD foram consideradas entre as mais seguras. Mesmo assim, se houver algum risco vindo da experiência, ele é psicológico. O maior efeito negativo de seu uso pode ser a ansiedade, medo e clássica paranóia característica da “bad trip”. Em nossos testes, nós vimos esse medo e ansiedade, mas lidamos com isso sem remédios ou sedação, só oferecendo nossa mão para segurar e ajudando os voluntários a saírem disso. Em alguns casos vimos mudanças de temperamento ou demora em lidar com questões existenciais. Alguns estudos mostram que os efeitos podem durar mais tempo em alguns voluntários. Esses casos são aparecem em pesquisas antigas, então não vimos nada desse tipo. Seria maravilhoso fazer testes clínicos maiores para ver qual a freqüência desses casos. Só houve algumas centenas de sessões nos anos recentes.

>>>Transtornos mentais viram arte
>>>Aquecimento global está mudando a gravidade da Terra

É importante destacar que o modo como damos a psilocibina é muito diferente do uso recreativo. Nós a aplicamos num modo médico-terapêutico, controlamos todas as preocupações médicas e de segurança. É até possível que pessoas sozinhas tenham uma experiência boa com a psilocibina, mas nós desencorajamos as pessoas acharem que nossos resultados podem ser repetidos em casa.

Você pode falar sobre os outros estudos em execução?

Eu estou envolvida em um estudo com voluntários saudáveis, que não tenham experiências com psicodélicos ou meditação. Eles aprendem a meditar e tem 2 ou 3 sessões de psilocibina. Queremos estudar o desenvolvimento da meditação ao mesmo tempo em que se consome a droga. Também temos um estudo com pacientes com câncer, para analisar seu efeito em pessoas que têm ansiedade e depressão relacionados ao seu diagnóstico. O terceiro é um estudo piloto menor, para ver se a psilocibina ajudaria as pessoas a pararem de fumar.

Há um aumento nesse tipo de estudo?

Eu diria que há um aumento no interesse de pesquisadores jovens nesse tipo de estudo. O problema é o pouco numero de universidades e departamentos que queiram apoiar essas pesquisas, principalmente porque é uma área nova. Além disso, mesmo com as pequenas doações de pequenas instituições privadas, não há nenhum financiamento governamental desse tipo de estudo.

Fonte: Galileu

segunda-feira, 19 de março de 2012

Musica do dia


FREE - MR. BIG

   Banda Inglesa da cidade de Londres formada em 1968.
   Banda composta por Paul Rodgers - lead vocals, piano, Paul Kossoff - guitarra, Andy Fraser - baixo, piano, Simon Kirke - bateria, John "Rabbit" Bundrick - teclados.
Discografia
1969 - Tons of Sobs
1969 - Free
1970 - Fire and Water
1970 - Highway
1971 - Free Live!
1972 - Free at Last
1973 - Heartbreaker

sexta-feira, 16 de março de 2012

Minuto Cinema


GLÓRIA FEITA DE SANGUE

   Filme norte-americano de 1957, do gênero drama de guerra, dirigido por Stanley Kubrick.
   Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão
Elenco
Kirk Douglas
Ralph Meeker
Adolphe Menjou
George Macready
Wayne Morris
Richard Anderson
Timothy Carey
Suzanne Christian
Bert Freed
Joseph Turkel

A evolução da Lua



   A animação “Evolution of the Moon” (Evolução da Lua, em português) mostra os 4,5 bilhões de anos da Lua, desde que ela se formou até chegar ao que a gente vê hoje - tudo em apenas 2 minutos e 42 segundos.
   No início, a Lua era basicamente uma bola gigante de magma, formada pelo que sobrou de uma colisão entre a Terra e um corpo de tamanho próximo ao de Marte. Depois disso, o satélite passou por um processo de esfriamento e sofreu diversas batidas que acabaram por moldar sua superfície. “Enquanto a Lua parece hoje ser um mundo imutável, sua aparência é resultado de bilhões de anos de atividade violenta“, afirma a NASA.