Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Túnel subterrâneo vira instrumento musical


Oliver Beer - Deep and Meaningful, The Resonance Project 2009-10

   Os túneis úmidos e escuros por baixo da terra parecem ser apenas moradia para ratos. Mas o artista Oliver Beer conseguiu transformá-los em instrumentos musicais, levando lá para baixo um time de cantores. O palco foi o subterrâneo da estação Waterloo, em Londres, Inglaterra. 
   Para fazer o espaço ressoar, o coral precisou descobrir as frequências ressonantes naturais da construção. Eles cantaram em uma variedade de notas, das mais baixas às mais altas, enquanto Beer escutava atenciosamente. Existe um ponto, que é praticamente o sussurro de uma nota, em que o canto fica amplificado, e o ambiente produz um zumbido único do local. 
   Os artistas praticaram durante uma hora, e então um público de 30 pessoas foi autorizado a entrar no espaço para assistir ao espetáculo. A impressão, segundo os convidados, é de estar dentro de um instrumento musical. 
   Segundo a New Scientist, Oliver Beer pretende continuar a explorar outros espaços. Mas gostaria de fazer colaborações com matemáticos para calcular com precisão as freqüências de ressonância, o que preveria melhor o som que vai surgir. Assista acima ao vídeo do que aconteceu em Waterloo, em 25 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário