Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Persongens relevantes


   O professor de física Wilhelm Conrad Röntgen descobriu em 8 de novembro de 1895 que raios X poderiam formar imagens.
   Wilhelm Conrad Röntgen, ou Roentgen, nasceu na localidade prussiana de Lennep, em 27 de março de 1845. Iniciou os estudos nos Países Baixos e completou-os na Suíça, em Zurique. Entre 1876 e 1900, lecionou física nas universidades de Estrasburgo, Giessen e Würzburg. Em 1900, foi nomeado professor da Universidade de Munique, cargo que manteve até 1920.
   Em 1895, durante um experimento com feixes de elétrons inseridos no interior de um tubo a vácuo, por acidente Röntgen notou um brilho incomum.
   A esse brilho, ele deu o nome a uma radiação ainda desconhecida na épóca --a "radiação X", ou simplesmente raio X.
   Uma semana após a descoberta, em 8 de novembro, o professor da Universidade de Würzburg, na Bavaria (Alemanha), testou o equipamento com sua mulher.
   Para isso, substituiu a chapa fotográfica por uma tela fluorescente para capturar a mão da esposa, originando um dos aparelhos mais usados na medicina.
   Röntgen morreu em 10 de fevereiro de 1923 de carcinoma do intestino.  Não se acreditava que sua carcinoma foi o resultado de seu trabalho com radiações ionizantes, porque do breve tempo que passou sobre os inquéritos, e porque ele foi um dos poucos pioneiros no campo que usaram escudos de proteção de chumbo rotineiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário