Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que el
"Quem não reage, rasteja"

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Implante de chip na retina devolve visão de paciente cego

   Em Londres três pacientes recuperaram parte da visão após uma cirurgia revolucionária que implantou um chip em suas retinas. Os dois homens e a mulher que se submeteram ao procedimento conseguiram distinguir formas e objetos apenas dias depois da intervenção, criando esperança para milhões de pessoas em todo o mundo.


   A experiência é promissora, já que os resultados desta cirurgia foram muito mais significativos do que as outras tentativas de implantar um 'olho biônico' em pacientes cegos. Até agora, a tentativa mais bem -sucedida tinha sido feita com uma câmera e um transmissor acoplados ao um par de óculos especiais que transmitiam as imagens para a retina.
   Um dos pacientes, Mikka Terho, de 44 anos, da Finlândia, conseguiu identificar frutas como uma banana e objetos como um garfo, uma faca e uma colher. Ele também conseguiu andar pelo quarto do hospital sem esbarrar em móveis, viu a hora no relógio e diferenciou vários tons de cinza.
   Os três operados estavam entre 11 pacientes do estudo que perderam a visão há pelo menos 5 anos por causa de uma doença chamada retinite pigmentosa, condição genética que destrói a retina e afeta 20 mil pessoas apenas na Inglaterra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário